Seja bem-vindo(a), Faça login

Atendimento (17) 3485-1154 (17) 3485-1154 (WhatsApp) De Segunda a Sexta feira das 8:00 as 17:30

sala de jantar

SALA DE JANTAR

Uma sala de jantar pode ir muito além de sua função principal e se tornar um ambiente acolhedor, com uma decoração aconchegante e móveis de alta qualidade. É por isso que há a necessidade de conhecer quais móveis devem ser usados nesse espaço e qual a melhor escolha para cada tipo de ambiente, seja ele clássico ou moderno.
 

O que colocar na sala de jantar?

É muito comum que algumas pessoas não saibam o que colocar na sala de jantar. No entanto, existem algumas peças curingas que farão toda a diferença para a decoração e, também, para a funcionalidade do ambiente.
Confira, abaixo, o que não pode faltar no seu cômodo para deixá-lo completo:

  • Mesa: a mesa de jantar é o elemento central e pode acabar se tornando a principal atração de uma sala de jantar. Por isso, é necessário escolhê-la de acordo com as medidas do ambiente, fazendo com que o cômodo se mostre confortável e, ao mesmo tempo, a mesa cumpra a sua função principal. A mesa Lucca, por exemplo, é uma excelente opção para espaços reduzidos.
     
  • Cadeira: a cadeira também é um elemento de extrema importância para compor o ambiente da sala de jantar. Ela precisa ser confortável, elegante e valorizar todas as outras decorações do local. Uma boa escolha é a cadeira Allegra.
     
  • Luminárias: a iluminação do seu ambiente fará toda a diferença quando o assunto é conforto e acolhimento. Por isso, prefira tons que imprimam calmaria e, também, possam iluminar o local como um todo.
     
  • Móveis de suporte: também há a opção de escolher móveis de suporte para deixar o ambiente ainda mais bonito e equilibrado. Uma excelente escolha seria investir em cristaleiras.

 

Como deixar uma sala de jantar bonita?

Ainda não sabe como deixar uma sala de jantar bonita? Observe, abaixo, algumas dicas indispensáveis para fazer com que a sua decoração se torne ainda mais completa e agradável.

  1. Escolha bem a sua mesa: é necessário que a sala de jantar possua um bom espaço para que as pessoas circulem por ela, sendo de 90 a 120 cm de distância da parede. O formato da mesa também interfere nisso. As mesas redondas podem ser colocadas em salas de jantar médias ou pequenas, já as retangulares são recomendadas para salas de jantar estreitas e, por fim, as quadradas são ideais para quem possui uma sala grande.
     
  2. Faça combinações com as cadeiras: não é preciso que as cadeiras tenham o mesmo material ou estilo da mesa escolhida. É válido que, no momento da escolha, apenas algumas características sejam levadas em consideração como, por exemplo, a cor.
     
  3. Ajuste a iluminação: assim como foi dito antes, a iluminação pode fazer toda a diferença em um ambiente. Por isso, é necessário escolher lâmpadas de cores confortáveis e que tragam aconchego, principalmente em um ambiente onde as refeições serão realizadas.
     
  4. Realize a integração de ambientes: integrar cômodos pode ser uma excelente opção, trazendo maior modernidade e, também, economizando espaço dentro de uma casa ou de um apartamento. Unir sala de estar com sala de jantar pode ser uma boa escolha.
     
  5. Aplique espelhos: a aplicação de espelhos pode ser um verdadeiro diferencial, principalmente para ambientes pequenos, visto que é possível ter uma impressão de ampliação de espaços. Sendo assim, investir nesse item fará a diferença.


Qual a função da sala de jantar?

A sala de jantar pode ser vista como um dos lugares mais importantes da casa, principalmente porque é um ambiente onde as pessoas se reúnem para fazer refeições e, também, para socializar com amigos e parentes, seja em dias comuns ou em datas comemorativas, como o Natal ou o Ano Novo.
Sob uma ótica mais tradicional, a sala de jantar é um ambiente amplamente utilizado para a realização de refeições a qualquer momento do dia, promovendo um vínculo entre as pessoas que residem em um ambiente. É por isso que a ideia dos restaurantes se inspirou na existência desse cômodo essencial.
É possível dizer que as pessoas comiam à mesa até 3.000 anos antes de Cristo nascer. Do antigo Egito e Mesopotâmia, retomando os costumes árabes e muçulmanos, o jantar é sempre servido à mesa. Os materiais dessas mesas podem acabar variando de acordo com a região observada.


Qual a diferença de sala de estar e sala de jantar?

A sala de estar é o que conhecemos como sala antiga, basicamente onde você costuma colocar coisas como sofás, TVs e outros móveis. Esta sala também pode ser vista como um local onde os visitantes são recepcionados e a maior parte das interações sociais acontece, seja entre familiares ou amigos.
A sala de jantar é, em sua maioria, um espaço onde as refeições são feitas, atribuindo novas funções para outros ambientes da casa. Há alguns anos, o jantar era servido unicamente na cozinha, mas o ambiente foi mudando de significado, passando a ter uma função quase exclusiva do preparo de alimentos.


Quais são os tipos de mesa mais usados para compor a sala de Jantar?

A sala de jantar é um ambiente usado para reunir pessoas e ter um bom momento em grupo enquanto são feitas refeições. 

Mas o que vai proporcionar conforto e estilo, sem dúvida, é o tipo de mesa utilizado. Não somente pela aparência, mas pelo formato, que também vai ter interferência de acordo com o tamanho do cômodo. 

Dentro desse contexto, os tipos de mesas mais usadas são: quadros, retangulares, redondos e ovais. 

Mesmo com essas informações, somente com o formato fica difícil entender o que encaixa melhor, por isso, separamos mais informações abaixo. Confira: 


1. Mesa Moema Retangular 

Mesa retangular é excelente para ambientes mais estreitos e que precisam de espaço, sem contar que nunca perdem seu estilo. 

Para quem optar pela Mesa Moema Retangular, além de praticidade, vai contar com um design moderno, que vai muito bem para ambientes externos e mais descontraídos, perfeito para festas e encontros. 

Encontrada em base de aço, pintura epóxi eletrostática e com tampo de madeira, a mesa combina com bares, restaurantes, lanchonetes e negócios do ramo, especialmente pela facilidade de limpeza.

2. Mesa Industrial New York Retangular 

O estilo industrial permanece em alta, indo bem para sala de jantar de uma família ou, até mesmo, de um restaurante, bar ou café. 

Versátil e ao mesmo tempo com uma proposta minimalista, a Mesa Industrial New York Retangular tem tampo amadeirado em MDF, com uma base de aço e acabamento em epóxi, facilitando a manutenção e a limpeza da mesa.

Para garantir a sustentação, os pés são de aço carbono, permitindo que também sirva como uma mesa tipo aparador, nesse caso mais robusta. 
 

3. Mesa Fixa Moema 70x70

Indicada para quem quer algo simples e prático, a Mesa Fixa Moema 70x70 é ideal para compor uma sala de jantar pequena e que vai comportar poucas pessoas. 

Também com design moderno, pode ser usada em ambientes internos e externos, conforme proposta do ambiente, assim como bistrôs e cafés. 

Composta por um tampo de MDF, sua base é de aço, com pintura epóxi eletrostática e ainda possui duas peças encaixáveis, resistindo muito bem a umidade.

E melhor: é possível combinar com diversos tipos de cadeiras e banquetas. A dica é não fugir da proposta do seu ambiente e usar cores complementares.  
 

4. Mesa de Centro

A mesa de centro é um dos objetos usados para decorações coringas, especialmente em salas de estar, mas também são encontradas em restaurantes e bares que proporcionam uma experiência mais voltada para o conforto e bem-estar. 

Outra utilidade muito popular, é servir como um ponto para colocar revistas e outras decorações do ambiente, além de delimitar o espaço entre o sofá e algum outro cômodo ou móvel. 

Sendo encontradas em estilo retro, industrial, redonda, quadrada e em diversos outros estilos e modelos, as famosas mesinhas, são mais indicadas mais salas espaçosas, caso contrário dará uma impressão de lotação. 
 

5. Mesa Eames Eiffel Quadrada 

O último tipo de mesa mais popular para usar na sala de jantar é a Eames Efifel Quadrada, que tem agradado muita gente pelo seu estilo moderno e, ao mesmo tempo, clássico. 

Essa mesa é composta por um tampo quadrado, de ferro maciço e pés de madeira de pinus, uma estrutura forte e duradoura. 

Se você está procurando por algo que tenha estilo, confortável e fácil de combinar, essa mesa é escolher perfeita, podendo combinar com cadeiras allegra ou até mesmo de outros estilos. 
 

Mas afinal de contas: qual é a finalidade da mesa?

Tanto a finalidade quanto a utilidade de uma mesa de jantar é proporcionar conforto e estilo para o ambiente. 

Dentro de uma ideia mais social, a mesa serve como um ponto de encontro entre família e amigos, para compartilhar momentos especiais e a presença de cada um.

Enquanto isso, dentro do universo da decoração, sua finalidade é organizar e delimitar espaços, além, é claro, de deixar o local com mais estilo. 

Independente de qual dos contextos você escolher, a dica é encontrar algo que se encaixa com seu gosto pessoal e o com a proposta da sala de jantar.  
 

Por que ter uma mesa de jantar? 

Porque é uma forma mais funcional e confortável para aproveitar as refeições. Dentro do feng shui, técnica de harmonização de ambientes, a mesa de jantar é o elemento que representa a fartura. 

Dentro dessa cultura, é a partir disso que se mantém a energia da casa em equilíbrio, além de ser trazer a simbologia da última ceia de Jesus Cristo e carregando também a importância de abençoar os alimentos. 

Como falamos no começo, tudo isso se trata de uma cultura, mas você pode ter uma mesa de jantar pelo motivo que bem entender. 

O importante é entender que investir nisso não se trata de apenas ocupar um cômodo da casa ou de um local, mas de ter um espaço dedicado a momentos especiais, podendo ser desde a hora do almoço até as festas.